Sobre o cadastro e custos de usuários da UFC ou de outras instituições públicas ou privadas

O acesso aos serviços da Unidade Multiusuário do NPDM - UFC é orientado por um regimento geral com normas específicas das centrais e laboratórios (ver aba "Gestão").

Inicialmente o usuário (orientador ou supervisor do projeto de pesquisa) deve realizar cadastro no sistema de gerenciamento online SIGpro (na aba Área usuários | Acesso online).

O cadastro de projetos, bem como a incluisão de outros participantes (discente, servidor técnico-administrativo ou pós-doc) podem ser realizados pelo usuário após aprovação do cadastro. A situação da análise (em análise, aprovado, aprovado com restrições ou reprovado) pode ser acompanhada no SIGpro e a viabilidade e a exequibilidade dos projetos de pesquisa submetidos serão analisadas de acordo com a infraestrutura técnica e os equipamentos disponíveis. Após aprovação do projeto, o usuário será informado sobre os custos de manutenção da central e/ou laboratório com a respectiva opção para liquidação destes (p.ex. compra de reagentes, serviço de terceiros para manutenção preventiva ou corretiva, atualização de equipamento, pagamento à fundação etc). A devida amortização dos custos para usuários da UFC e outras instituições públicas é calculada com base em valores de serviços e infraestrutura oferecidos pelo governo.

O agendamento de análise será realizado pela Unidade Multiusuário do NPDM mediante solicitação de agendamento de análise de projetos aprovados via SIGpro. Os usuários serão informados via e-mail cadastrado. O esquema abaixo ilustra sucintamente as etapas envolvidas na utilização de equipamentos ou serviços da Unidade Multiusuário do NPDM:

 

                                       Fluxograma como utilizar UM NPDM

 

Situações de análise:

SOLICITAÇÃO DE CADASTRO DO PESQUISADOR (USUÁRIO):

Em análise: Solicitação de cadastro do pesquisador responsável recebida pela Unidade Multisuário e em análise quanto ao enquadramento do perfil do usuário.

Aprovado: Cadastro de usuário aprovado. O sistema fica liberado imediatamente para que o usuário cadastre projetos e inclua demais participantes (p.ex. estudante de pós-graduação ou pós-doc).

Reprovado: Cadastro de usuário negado após análise. Ocorre quando o perfil do solicitante é incompatível com o exigido para usuário da Unidade Multisuário do NPDM.

 

CADASTRO DE PROJETO:

Em análise: Projeto recebido pela Unidade Multisuário e em análise quanto a exequibilidade.

Aprovado: Projeto aprovado. O sistema fica liberado imediatamente para realizar solicitação de análise pelo referido projeto.

Aprovado com restrições: Na avaliação do projeto, foram detectados problemas que comprometem a exequibilidade como omissão de informações no cadastro ou no projeto, dimensionamento inadequado do tempo solicitado, incompatibilidade de amostra ou preparo para uso no equipamento solicitado. Usuário será informado das pendências e deve solicitar novamente análise após adequação das mesmas.

Reprovado: Após análise. O projeto é inexequível ou procedimentos ou amostras que podem danificar o equipamento.

  

SOLICITAÇÃO DE AGENDAMENTO:

Em análise: Solicitação de agendamento recebida pela Unidade Multisuário do NPDM.

Aprovado: Agendamento aprovado e marcado pela Unidade Multiusuário do NPDM.

Reprovado: Solicitação de agendamento negada. A análise é inexequível ou procedimentos ou amostras que podem danificar o equipamento.

 

Sobre a conduta de técnicos e usuários

Os membros da Unidade Multitusuário do NPDM e seus usuários possuem direitos e deveres previstos no regimento geral e nas normas de conduta de cada Central ou Laboratório Multiusuário (ver aba Gestão) e devem ser devidamente seguidas. As falhas ou desvios de conduta serão analisados e possíveis penalidades poderão ser aplicadas àqueles que as cometerem.

  

Dúvidas frequentes

1- Quem pode solicitar cadastro como USUÁRIO da Unidade Multiusuário do NPDM?

Para se cadastrar na plataforma é necessário possuir vínculo permanente em Instituição Pública ou Privada de Ensino ou Pesquisa ou estar vinculado como pós-doutorando oficialmente ou ser do quadro de empresas públicas ou privadas. Esta pessoa deve ser o responsável legal e/ou financeiro dos projetos que serão realizados.

 

2- Quem pode solicitar análises ou uso de equipamentos junto a Unidade Multiusuário do NPDM?

Apenas usuários cadastrados na Unidade Multiusuário do NPDM poderão realizar tais solicitações. Sendo estas requisitadas EXCLUSIVAMENTE online, através do SIGpro (Sistema de Gerenciamento de Projetos), após cadastro do projeto.

 

3- Existe algum limite quanto ao número projetos ou tempo de duração de cada um?

Não há restrição de número de projetos por pesquisador ou empresa. Não existe tempo limite para projetos, contudo, projetos que não solicitaram análises em um período de 12 meses serão automaticamente excluídos do sistema. Nesses casos o usuário deverá realizar novo cadastro.

 

4- Como posso acompanhar o andamento de minhas solicitações junto a Unidade Multiusuário do NPDM?

Todos os procedimentos relacionados ao andamento de solicitações junto a Unidade Multiusuário do NPDM são informados via e-mail ao usuário coordenador de projeto. Quando uma análise solicitada é agendada, tanto o coordenador de projeto como o responsável pela coleta dos dados são notificados via e-mail. Em caso de dúvidas, envie mensagem através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para quaisquer esclarecimentos.

 

5- A Unidade Multiusuário do NPDM realiza procedimentos de processamento das amostras do usuário?

Observe as normas de funcionamento de cada laboratório na aba Gestão | Normas, alguns laboratórios processam amostras.

 

6- Devo informar o parecer de autorização de comitê de ética (p.ex. ética no uso de animais, biossegurança, acesso a patrimônio genético etc) quando este for necessário para execução do meu projeto?

Sim, sempre que o projeto realizar alguma atividade que necessite de autorização de comissão específica. A comissão deve ser selecionada no formulário de preenchimento do projeto no SIGpro no campo "Comitê de Ética" e o número de aprovação da mesma informado no corpo do texto no campo "Descrição do projeto". Caso hajam autorizações de mais de uma comissão, selecione uma delas no campo "Comitê de Ética" e informe todas as existentes com os respectivos números de aprovação no campo "Descrição do projeto". A falta destas informações é uma das causas de reprovação do cadastro do projeto. Ao incluir as informações, o usuário o faz por declara-las verdadeiras e a Unidade Multisuário do NPDM não responderá pelas mesmas se não forem condizentes com a realidade. Se eventualmente for detectado que as informações sobre autorização são inverídicas, ou a vigência é incompatível com a execução do projeto, este será imediatamente cancelado e o usuário informado.

7- No dia da análise quem deve estar presente para acompanhar a aquisição de imagens?

Poderão acompanhar ou realizar a análise o usuário coordenador do projeto ou o responsável pela coleta dos dados descrito na solicitação de análise, sendo este OBRIGATORIAMENTE cadastrado como participante do projeto. Também devem ser observados os requisitos específicos do operador segundo as normas do laboratório utilizado, disponível na aba Gestão | Normas.

 

8- Tenho análise agendada na Unidade Multiusuário do NPDM mas surgiu um imprevisto e não poderei comparecer.  Como devo proceder?

Na impossibilidade do comparecimento a uma sessão de análise previamente agendada, o usuário deve comunicar imediatamente à Unidade Multiusuário do NPDM através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Este procedimento permitirá que o equipamento possa ser liberado para agendamento de outros usuários visando um uso racional dos recursos públicos. O não comparecimento sem justificativa poderá resultar no cancelamento do projeto de pesquisa na Unidade Multiusuário do NPDM.

 

9- Qual o tempo de duração de uma sessão de análise?

Cada sessão de análise tem duração máxima de 3 horas.

As sessões de análise devem ser iniciadas e encerradas no horário estabelecido para cada turno. Dessa forma, as sessões de análise ocorrem no turno:

MANHÃ - início às 09:00h; término às 12:00h

TARDE   - início às 14:00h; término às 17:00h

 

10- Qual o tempo de tolerância de atrasos para o início de uma análise?

Será tolerado um atraso de no máximo 20 MINUTOS para a chegada do usuário na Unidade Multiusuário do NPDM. Passado este período, a sessão é sumariamente cancelada, devendo o usuário submeter nova solicitação de análise para novo agendamento.

 

11- Os arquivos gerados durante as análises ficam disponíveis por quanto tempo nos computadores da Unidade Multiusuário do NPDM?

Os dados gerados em cada sessão de análisedevem ser coletados ao término da sessão pelo usuário em CD ou DVD. A Unidade Multisuário não armazena dados das análises em seus computadores. É terminantemente proibido utilizar pen drive (USB flash drive) ou HDs externos. A desobediência a essa regra poderá ser punida com o cancelamento do projeto.

 

12- Terminei minhas análises, como que devo proceder com minhas amostras?

Caso não haja mais interesse em novas análises com suas amostras, as mesmas devem ser levadas de volta ao laboratório de origem do usuário, bem como todos os resíduos produzidos durante a análise.

 

13- Onde posso visualizar a agenda dos aparelhos?

Todas as agendas estão disponíveis no site da Unidade Multiusuário do NPDM, na aba Agenda.

 

14- É possível visualizar os projetos em andamento cadastrados na Unidade Multiusuário do NPDM?

Sim, todos os projetos cadastrados estão listados no site da Unidade Multiusuário do NPDM na aba Projetos.

 

15- A Unidade Multiusuário do NPDM oferece cursos de capacitação para usuários?

A Unidade Multiusuário do NPDM oferece cursos de capacitação e de atualização.

 

16- Como agradecer a Unidade Multiusuário do NPDM em manuscritos, teses e dissertações?

Ao expressar agradecimento à Unidade Multiusuário do NPDM em qualquer divulgação científica (congressos, artigos científicos, teses, dissertações, monografias e outros) que constem resultados obtidos utilizando as facilidades da Unidade Multiusuário do NPDM deve-se seguir os seguintes modelos:

  • Os autores gostariam de agradecer à Unidade Multiusuário do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da Universidade Federal do Ceará  pelo suporte técnico.
  • The authors would like to thank the Multi-User Facility of Drug Research and Development Center of Federal University of Ceara for technical support.

 

17- Como proceder após a publicação de artigos dissertações, teses e monografias e aprovação de patentes usando os aparelhos da Unidade Multiusuário do NPDM?

Comunicar à Unidade Multiusuário do NPDM, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., fornecendo a referência bibliográfica completa de toda divulgação científica (congressos, artigos científicos, teses, dissertações, monografias e outros) e pedido de patente aprovado que constem resultados obtidos utilizando as facilidades da Unidade Multiusuário do NPDM.

 

18- Como fica a autoria em publicações e patentes quando eu utilizar a Unidade Multiusuário?

Os serviços oferecidos pela Unidade Multiusuário do NPDM são voltados para aquisição de medidas ou processamento de amostras a depender do equipamento utilizado. É responsabilidade do coordenador do projeto e respectivos usuários cadastrados planejar experimentos, preparar templates e analisar os resultados. Os membros da Unidade Multitusuário do NPDM não devem ser considerados co-autores de trabalhos científicos devido a sua assistência prestada pelos serviços oferecidos pela Unidade Multitusuário previstos no seu regimento. Todavia, quando houver interesse bilateral, e disponibilidade dos membros da Unidade Multiusuário, estes tem o direito de participar de outras etapas do trabalho e sua participação como co-autor(es) em trabalhos científicos deve ser discutida entre os interessados.