• Laboratório de Citometria de Fluxo (sala 259)

• Coordenador: Diego Veras Wilke

• Técnica: Mariana Dantas

• Equipe técnica: Diego Veras Wilke, Maísa Viana de Holanda e Mariana Dantas.

• Equipamentos: Citômetro de fluxo – FACSVerse, marca: BD Biosciences. Configuração: 3 lasers (violeta, azul e vermelho), 10 detectores, tanques de salina e de resíduo com capacidade de 10L, contador de células e universal loader).

Citômetro Accuri C6, marca:BD Biosciences. Configuração: 2 lasers (azul e vermelho) e 4 filtros ( 533/30nm , 585/40nm, 670nm e 675/25nm) é um equipamento de fácil uso e que não necessita de ajuste de voltagem.

• Saiba mais em:  Características gerais Brochura.pdf, Especificações técnicas.pdf, Guia de filtros, Spectrum viewer (AAT Bioquest), Spectrum viewer (BD Biosciences).

lab3

Citômetro de fluxo FACS Verse

Citômetro Accuri C6

Informações relevantes

O uso do citômetro de fluxo FACSVerse é passível de atender a todos os interessados mediante cadastro de usuário, submissão de projeto e solicitação de reserva pelo sistema de agendamento online SIGPRO. É expressamente proibida a utilização do equipamento por indivíduos que não tenham o perfil autorizado como operador (ver item “Como utilizar” no menu Área Usuários e Normas do Laboratório de Citometria de Fluxo). Desta forma, o usuário deve ser operador, ou incluir obrigatoriamente participante no projeto que tenha o perfil de operador.

São considerados operadores aqueles que realizaram treinamento operacional oferecido pela Unidade Multisuário ou BD Biosciences. Eventuais capacitações para operação do FACSVerse realizadas em diferentes locais devem ser ser analisadas caso a caso pelo coordenador.

O outro citômetro disponível, Accuri C6, atende as demandas de projetos que envolvam Organismos Geneticamente Modificados (OGMs) devidamente aprovados pela Comissão Interna de Biossegurança da UFC.

Caso seja necessário desmarcar o agendamento, o responsável pelo cancelamento deverá fazê-lo por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) com, no mínimo, 24 horas de antecedência para evitar a cobrança pelo horário não utilizado.

Os arquivos gerados são de responsabilidade do usuário, que deverá fornecer CD ou DVD para backup. Não é permitido o uso de pen drive ou HD externo. Os arquivos serão deletados após 30 dias sem aviso prévio.

Todos os trabalhos (teses, dissertações, monografias, artigos científicos etc) contem agradecimentos a Unidade Multiusuário do NPDM-UFC.

O descumprimento das normas do Laboratório de Citometria de Fluxo poderá acarretar a suspensão do atendimento.

IMPORTANTE: Os equipamentos encontram-se fora de operação por necessidade de manutenção.

Custos

Para cada agendamento (duração de 3 horas):

- R$ 200,00 - Pesquisador com projeto de pesquisa da UFC e demais instituições públicas federais

- R$ 290,00 - Empresas sem fins lucrativos (se realizado pelo operador) / R$ 400,00 (se realizado pelo técnico)

- R$ 540,00 - Empresas (realizado pelo técnico)

Valor de consultoria (por hora):

- R$ 200,00

Horários para agendamento

- Agenda Serviço (Segundas-feiras)

Manhã: 9:00 até 12:00 h

Tarde: 14:00 até 17:00 h

- Agenda Pesquisa (terças a sextas-feiras)

Manhã: 9:00 até 12:00 h

Tarde: 14:00 até 17:00 h

Observação: Para ajudar no planejamento, pode-se utilizar a estimativa de que cada agendamento (duração de 3h) é suficiente para adquirir 50 tubos, todavia esse número pode variar dependendo do experimento (sobretudo para menos).

• Softwares para análise de dados de citometria:

Há diversos softwares para análise de dados .fcs oriundos de citometria de fluxo. Clique nos links abaixo para conhecer um variado número de opções para diversas finalidades.

- FlowJo (Three Star Software)

- FCS Express (Denovo Software)

- ModFit (Verify Software House)

•  Listas de sites sobre citometria de fluxo, incluindo alguns softwares grátis:

Excyte Expert Cytometry

- Flowing software