Foi Inaugurado o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da UFC.  O NPDM será o primeiro núcleo de pesquisa do País a atuar em todas as etapas de desenvolvimento de medicamentos.

O Arquiteto Neudson Braga, e a R.I Arquitetura, foram os responsáveis pelo projeto de ousada dimensão. Estamos muito realizados em colaborar com um empreendimento tão importante para a sociedade brasileira.

O desenvolvimento de medicamentos é um processo de alta complexidade, que exige estrutura sofisticada e pessoal altamente qualificado, capaz de levar a cabo pesquisas aprofundadas e conduzir uma longa etapa de testes rigorosos, nos padrões exigidos pelas autoridades sanitárias. Foi, portanto, com grande senso de responsabilidade que a Universidade Federal do Ceará introduziu essa atividade em sua linha de pesquisa, que tem  como esteio a capacidade técnica de um núcleo de pesquisadores do Departamento de Filosofia e Farmacologia liderado pelo Prof. Odorico de Moraes.

O Núcleo de Desenvolvimento de Medicamentos da UFC, cuja sede é agora inaugurada, é a resposta da Universidade pública ao desafio ingente colocado pelo mercado de medicamentos brasileiro, ainda extremamente dependente dos produtos e matérias-primas importados. Em atividade, desde 1992, no Campus de Porangabuçu, o Núcleo congrega as competências existentes na Universidade que trabalham na pesquisa e desenvolvimento de medicamentos, sendo o primeiro do País que cobre todas as etapas do processo: desde a síntese da molécula, passando pelos testes em animais, até os testes definitivos em seres humanos. Com o mesmo espírito pioneiro que marca outros empreendimentos de nossa instituição, foi também o primeiro a estudar os medicamentos genéricos. Se esses aspectos identificam sua excelência, outros aclamam sobre a ousada dimensão do Núcleo. São 20 laboratórios para pesquisa na área de Farmacologia e Toxicologia pré-clínica, 64 leitos hospitalares para testes de novos medicamentos e 14 ambulatórios, além do biotério, auditório para 200 pessoas, refeitório, área didática e área administrativa. A um custo de R$ 30 milhões, financiados pelo BNDS, Ministério da Saúde e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a estrutura interna ocupa área de 10.000m². Com esse investimento, a Universidade Federal do Ceará capacita-se, não apenas a ampliar sua decisiva colaboração para o desenvolvimentos da indústria farmacêutica brasileira, fortalecendo, em especial, projetos nessa área em nosso Estado, mas também enriquece, ainda mais, uma área acadêmica - a Farmacologia - que realça pela excelência, com um programa de Pós-Graduação detentor de invejável conceito 6 na CAPES. Neste cenário, em sua nova sede, o Núcleo de Desenvolvimento de Medicamentos conquista o merecido realce como centro catalisador de de competências e produtor de conhecimentos que a Universidade coloca, por inteiro, a serviço da sociedade.